sábado, 29 de janeiro de 2011

Metrô: lá se vai minha esperança no transporte público




Moro no Rio há mais de 20 anos e venho acompanhando in loco as mudanças no trânsito e na relação do povo com os meios de transporte.
O carioca vive em uma cidade linda em que, de qualquer ponto da cidade, se chega a uma praia em 30 minutos. Sem trânsito...
As autoridades cagam na cabeça do cidadão (e se limpam nos nossos narizes) quando o assunto é engenharia de trânsito, fiscalização de empresas de ônibus, trens, etc. De toda essa bagunça, o Metrô era - de longe - o transporte mais ecologicamente correto, rápido, confortável e seguro. Não é mais!

Me falta a informação relativa a despesas do Metrô com manutenção, compra e mão de obra pra manter um serviço de qualidade, mas vamos tentar fazer um calculozinho rápido. Só pra fins ilustrativos...

A uiquipídia fala em mais de 1 milhão de passageiros por dia. Digamos que eles só usem uma passagem por dia. multiplicando pelo valor da passagem: R$2,80 x 1.000.000 = R$2 milhões e 800 mil POR DIA!!!!! (só de ida, meus amiguinhos! Só de ida!!!)

Na minha humilde opinião, a receita de 1 dia de funcionamento do Metro paga a manutenção de um mês e ainda coloca 1 composição novinha pra rodar por mês! No mínimo!!!

Mas isso acontece? Não! A população se esmaga nos vagões porque tem compromissos e quer evitar engarrafamentos. A população se mata, se humilha, passa mal nas plataformas e composições e que medidas o Metrô adota pra aliviar a situação? NENHUMA.

Anteontem vi uma galera voltando da praia. Todos adultos entre homens e mulheres. Sujos de areia, falando alto, bebendo cerveja dentro do vagão, cuspindo, sentando no chão, etc. Mudei de vagão depois que uma das meninas botou o almoço pra fora num jato direto pro chão, entre gargalhadas dos amigos... Algum segurança inibiu o consumo de álcool ou a algazarra deles? Não. O irônico é já ter testemunhado os seguranças entrando nos vagões e brigando com alunos - adolescentes - do Pedro II porque estavam sentados no chão, no canto do vagão, sem perturbar ninguém, tirando dúvidas sobre alguma prova que haviam feito. Porque intimidam os fracos e educados e fazem vista grossa pra grupos maiores que incomodam TODOS os passageiros? Ou seja, a segurança e a tranquilidade que só se encontravam no Metrô, simplesmente acabaram!!!

Hoje, por exemplo, eu fui empurrado por um retardado de uns 25 anos, SEM CAMISA, com o corpo cheio de areia, e que entrou com mais 12, mulheres, crianças e adolescentes, caindo sobre as pessoas, provocando e discutindo com passageiros sem que ninguém os incomodasse... Nenhum segurança viu esses caras entrando na composição assim? As câmeras de vigilância não viram? O maquinista não viu??? QUAL É A DESCULPA???

Hoje, sábado de sol em período de férias escolares, até uma criança sabe que grande parte da população escolhe a praia como opção de lazer barato. Será que o Metrô não sabe dessas coisas e não se oraganiza pra essas datas? Deve ser por isso que não havia seguranças na plataforma das estações Siqueira Campos e Arco Verde...

NOTA: enquanto arruaceiros podem entrar e fazer a bagunça que quiserem no Metrô, eu, ciclista, cidadão respeitoso e respeitável, trabalhador, sou impedido de usar o transporte durante a semana com minha bicicleta dobrável porque, de acordo com os gorilas retransmissores de regulamentos, (sic) "tá dobrada, mas é bicicleta e bicicleta só no fim de semana ou feriado nacional". São dois pesos e duas medidas??? Se eu entrar com uma bicicleta decorativa de arame eles vão me embarreirar também??? Se o critério for o volume, canso de ver gente carregando malas BEM maiores que a minha bicicleta dobrada...

Metrô Rio - Parabéns por mais este desserviço à população do Rio de Janeiro. Até 2038 continue tirando dinheiro da população otária e submissa!!!

Nenhum comentário: